Como juntar dinheiro pra comprar um celular usando renda fixa.

Muita gente no Brasil quer trocar de celular, mas nem sempre dá. Uma pesquisa aí da GfK falou que mais da metade das pessoas querem um celular novo este ano, mas como o dinheiro tá curto, muita gente fica com o aparelho por dois anos ou mais.

Não tem truque secreto, mas guardar dinheiro em investimentos de renda fixa pode ajudar. Principalmente se você tá pensando em comprar o celular só daqui um tempo. Hoje em dia o celular não é só pra conversar, né? Muita gente trabalha com ele. Então vale a pena planejar um pouco.

Os celulares mais novos são bem caros. Um Galaxy S23 Ultra custa mais de cinco mil reais. Já iPhone 15 Pro Max e Asus ROG Phone passam dos oito mil. Então dá pra ver que a brincadeira não é barata mesmo.

O pessoal do Bora Investir falou com um cara chamado Filipe Arend, que trabalha com renda fixa na Faz Capital. Ele explicou umas coisas sobre como juntar dinheiro só com investimento.

Onde investir pra tentar comprar o celular em um ano

Ele disse que mesmo sendo um tempo curto, a renda fixa ainda é boa porque você consegue ter uma ideia melhor de quanto vai render. A Selic tá em 10,75% e deve cair um pouco, talvez pra 9%.

Segundo ele, investimentos que seguem CDI ou IPCA podem render menos no curto prazo. Por isso, o que ele falou que vale mais são os títulos prefixados, porque você já sabe de quanto vai ser o rendimento antes mesmo de começar.

Os investimentos que podem entrar aí são CDB, LCI, LCA e também o Tesouro Prefixado.

Quando começar a guardar dinheiro

Se você quer um celular bem caro, tipo um iPhone 15 Pro Max, contando também taxa de entrega, imposto, carregador e essas coisas, dá pra passar dos 12 mil reais.

Ele até deu um exemplo: pra conseguir esses 12 mil só com o rendimento, investindo num CDB prefixado de 11,50% ao ano por um ano, você teria que aplicar mais de 126 mil reais. É muito dinheiro. Mas aí já é pra quem quer comprar só com o lucro do investimento, sem mexer no valor que colocou.

Qual título é o melhor

Não existe “o melhor” pra todo mundo. Vai depender do tipo de pessoa que você é. Tem título de renda fixa que quase não mexe e outros que podem cair um pouco, e isso pode incomodar quem não gosta de ver os números mudando.

Também tem a questão da economia. As taxas de juros e a inflação mudam o preço dos títulos, então isso também conta.

Deixe um comentário